Tempo de leitura: 5 minutos
Caso a cirurgia de artroplastia total do quadril seja necessária para você, uma data será marcada para o procedimento. Muitas são as coisas necessárias para este preparo. Por exemplo, o cirurgião pode pedir que você realize um check-up completo com seu clínico geral. Isto ajuda a garantir que outros problemas de saúde que o paciente tenha, como diabetes ou pressão alta, sejam identificados e tratados antes da cirurgia.
O médico também poderá sugerir perda de peso e iniciar um programa de exercícios físicos. Já, se o paciente fuma, é de suma importância que o cirurgião esteja ciente desse fato, já que fumar aumenta as chances de riscos na cirurgia e desacelera o processo de cicatrização e reabilitação.
É necessário também, que o paciente termine qualquer tipo de tratamento dentário antes de iniciar o procedimento da cirurgia. Isto é importante para prevenir que germes da boca entrem na corrente sanguínea e infectem a prótese e a cirurgia.
Pode ser que durante ou após a cirurgia, você receba transfusão de sangue para evitar anemia. Se por algúm motivo clínico, cultural ou religioso, o paciente não desejar receber transfusão sanguínea, isto deve ser comunicado previamente ao cirurgião que poderá indicar outros métodos de combate à anemia, como auto transfusão e suplementacão de ferro.
Quatro semanas antes da cirurgia
- Fique cada vez mais familiar com seu quadril e com a cirurgia.
- Pode ser interessante entender como o quadril funciona e como a cirurgia é feita. Peça ajuda e orientaçao cirurgião em caso de dúvida.
- Faça uma lista de perguntas ao cirurgião.
- Imprima essa lista (ou faça à mão) e não se esqueça de levar na consulta.
- Conforme seu cirurgião dá dicas de como se preparar, faça anotações e siga as instruções à risca.
Três semanas antes da cirurgia
- Entre em contato com seus amigos ou familiares para apoio, pode ser que você necessite de ajuda para ir ao banheiro, tomar banho, fazer refeições, lavar roupas, fazer serviço de casa, ir ao consultório do cirurgião e fazer exercícios por muitas semanas.
- Se não tiver ninguém para ajudá-lo, pergunte a seu médico sobre cuidadores. Eles são de suma importância no processo de rebilitação.
- Prepare sua casa para o período de recuperação.
- Guarde itens que você utilizará frequentemente em locais de fácil acesso, e evite superfícies muito altas ou muito baixas.
Faça e congele refeições, ou estoque refeições de fácil preparo (como enlatados e congelados) para o período após a cirurgia, pois estas necessitam de menor esforço. Faça refeições para cerca de uma semana. - Cheque a segurança de sua casa para prevenir quedas e tropeções. Coloque fios elétricos e de telefone colados na parede e remova tapetes. Se sua casa tiver mais de um andar, é interessante preparar uma cama no andar térreo, assim você não precisa subir escadas.
Duas semanas antes da cirurgia
- Evite tomar remédios anti-inflamatórios.
- Compre ou alugue os equipamentos especiais que seu cirurgião indicar como andador, muletas e cadeiras higiênicas e pratique usando-os em casa.
Uma semana antes da cirurgia
- Escreva todos os medicamentos que você toma, as doses e o quão frequente utiliza. Essa informação será útil ao dar entrada no hospital.
- Cheque as regras de pré-registo do hospital em que será realizada a cirurgia.
- Deixe suas finanças em ordem, cheque as contas e se há algum item no correio para ser retirado.
- Faça uma lista de farmácias e supermercados em seu bairro que possuem serviço delivery (entrega).
- Vá ao supermercado, faça uma lista de tudo o que será necessário e compre esses itens antes da cirurgia, já que após o procedimento você estará impossibilitado ou com muitas dificuldades para realizar.
Semana da cirurgia
- Arrume as malas para o hospital.
- Abaixo segue uma lista de itens que talvez se façam necessários durante sua estadia no hospital:
Escova de dentes, pasta de dentes, escova de cabelo, óculos, lentes de contato, pente, desodorante, creme de barbear, barbeador, shampoo, loção, roupas íntimas, roupão e um chinelo. - Não se esqueça de levar uma muda de roupas para sua viagem de volta para casa.
- Organize seus medicamentos em uma bolsa especial e deixe aquela lista que você preparou para fácil consulta, assim, o pessoal do hospital fica ciente dos horários.
- Avise seus médicos, cirurgião e enfermeiras sobre suas alergias.
- Deixe joias, cartões de crédito, chaves de casa e do carro, talões de cheque e qualquer item de valor pessoal em casa. Leve para o hospital apenas dinheiro suficiente para itens como jornal, revistas, etc.
No dia anterior à cirurgia
- Não coma ou beba nada após a meia-noite, ou no horário que seu cirurgião definir previamente. Nem mesmo água é permitido.
- Talvez o anestesista peça para você tomar algum medicamento no dia anterior, cheque essa informação com seu cirurgião.
Com essas dicas sua preparação será muito mais tranquila!
Boa sorte!
Ele dedica seu tempo para o atendimento e cirurgias de seus pacientes, e o estudo destas patologias.
O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica