Artrose de Quadril (Osteoartrose)

Tempo de leitura: 5 minutos

A artrose ou osteoartrose é uma doença articular degenerativa que pode afetar qualquer articulação do corpo, associada com articulações que suportam peso como, por exemplo, o quadril.

Artrose de de quadril é a mesma coisa que desgaste no quadril.

No entanto, com o passar do tempo, devido ao envelhecimento, a cartilagem que reveste as articulações começa a se deteriorar. Sem cartilagem, as articulações perdem sua função e os ossos começam a se raspar diretamente à medida que a pessoa se movimenta. Todo esse desgaste da articulação provoca dor, rigidez e pode limitar a mobilidade.

Veja o vídeo completo de Artrose de Quadril abaixo:

Quais são os sintomas de uma pessoa com Artrose de Quadril?

Uma pessoa com artrose do quadril começa a sentir dor, principalmente, ao praticar pequenas atividades cotidianas, como, por exemplo, colocar um sapato, levantar de uma cadeira ou andar pequenas distâncias.

Além disso, a artrose sempre progride ao longo do tempo, por isso, é muito importante um diagnóstico e tratamento precoce para que ele seja mais efetivo e para que o paciente tenha uma limitação menor no seu dia a dia.

No entanto, o sintoma mais precoce da osteoartrose de quadril é a dor ao redor da articulação do quadril. Normalmente, essa dor fica na região anterior, que é região da frente da articulação.

A dor inicialmente é insidiosa e intermitente, mas vai ficando cada vez mais intensa e frequente. No início do quadro, a dor piora apenas com determinados movimentos e melhora com o repouso.

A dor e rigidez costumam ser piores de manhã ou ao se levantar após sentar por longos períodos. Entretanto, nos casos mais avançados, a dor fica constante e não melhora com medicamentos.

Outros sintomas da osteoartrose incluem:

  • Dor irradiada para coxas e nádegas.
  • Rigidez da articulação.
  • Incapacidade para pequenas atividades como colocar calçado, levantar de cadeiras, subir escadas.
  • Sensação de atrito ou estalidos ao mover a articulação.
  • Sensação de “travamento” da articulação.
  • Fragilidade ao redor da articulação e inchaço local.
  • Dificuldade de caminhar, com marcha “manca” e necessidade de apoios como bengala.
  • Piora da dor com tempo frio ou no período de chuvas.

Como funciona a Anatomia

A articulação do quadril é do tipo “bola e soquete”, isto é, um cabeça femoral arredondada se encaixa na região da bacia que é chamada de acetábulo.

Tanto a cabeça do fêmur como o acetábulo são revestidos de cartilagem, que é um tecido com superfície super lisa e brilhante que permite um perfeito movimento durante vários anos de nossas vidas.

Dessa forma, toda articulação é revestida de uma bolsa chamada de sinóvia. Esta sinóvia produz um líquido sinovial que lubrifica a articulação e nutre as células da cartilagem.

A artrose, é justamente o desgaste da cartilagem que provoca contato de um osso com o outro. Isto provoca inflamação da articulação, que é chamada de sinovite.

Ilustração do desgaste no quadril em comparação com cartilagem normal

O que pode causar a Artrose de Quadril?

Comumente, não existe uma única causa de artrose. Existem vários fatores que podem contribuir para que uma articulação evolua com osteoartrose.

  • Idade: quanto maior a idade, maior o tempo de desgaste, e maior a chance de erosão da cartilagem;
  • Antecedente familiar: existe uma predisposição genética para artrose.
  • Obesidade: quanto maior o peso que uma articulação de carga suporta, maior a chance dela se desgastar.
  • Doença prévia: fraturas na articulação do quadril, infecções prévias e tumores na articulação do quadril, podem levar à artrose precoce.
  • Má-formação do quadril: doenças que levem à uma má- formação da articulação como displasia congênita do quadril, doença de Perthes, epifisiolistese, podem levar à um desgaste precoce da articulação.

Diagnóstico

A artrose de quadril é diagnosticada através de uma combinação de um histórico médico, exame físico e exames de imagem. Essa história médica representa uma sessão de perguntas e respostas entre o médico e o paciente. É importante que o paciente descreva tudo o que está sentindo e quais são os principais sintomas.

Além de avaliar o histórico do paciente, o profissional poderá fazer alguns exames para confirmar o diagnóstico. Podendo ser eles:

  • Raio X;
  • Ressonância magnética;
  • Análise do líquido articular;
  • Exames de sangue para descartar outras doença.
Radiografia de artrose de quadril bilateral

Tratamento para artrose

O tratamento para artrose de quadril pode ser feita com:

Artrose de Quadril tem cura?

A artrose não tem cura. Felizmente, a doença pode ser controlada com medicamentos, fisioterapia e procedimentos cirúrgicos que amenizam e, podem, retardam os sintomas.

A cirurgia de prótese de quadril (artroplastia total do quadril ) é uma ótima opção para os casos avançados de artrose de quadril podendo resolver o quadro de dor e permitindo retorno às atividades diárias com qualidade de vida.

Gostou do artigo?  Compartilhe no Whatsapp e redes sociais.

 

Referências:

https://www.ortho.wustl.edu/content/Patient-Care/3207/Services/Hip-Knee/Adult-Reconstruction-and-Hip-Preservation-Overview/Arthritis-of-the-Hip.aspx

https://orthoinfo.aaos.org/en/diseases–conditions/inflammatory-arthritis-of-the-hip

https://www.webmd.com/osteoarthritis/hip-osteoarthritis-degenerative-arthritis-hip

 

Agende uma avaliação com o Dr. Daniel Rebolledo, que é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril.

Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica