Câncer Ósseo

Tempo de leitura: 3 minutos

O câncer ósseo é considerado um câncer raro que começa em um osso. Pode iniciar em qualquer osso do corpo humano, porém é mais comum que afete os ossos longos que compõem os braços e as pernas. Existem vários tipos de câncer ósseo, sendo que alguns ocorrem principalmente em crianças, enquanto outros afetam principalmente adultos.

O termo ‘’câncer ósseo’’ normalmente é atribuído àqueles tumores que se originam no próprio osso. Aqueles tumores malignos que começam em outras partes do corpo e se espalham até o osso  são chamados de metástases. Existem alguns cânceres que surgem nas células da  medula óssea, como leucemia,  mieloma múltiplo e linfoma. Apesar de não se originarem nas células do osso, esses tumores  podem necessitar de tratamento ortopédico.

Tumores ósseos benignos (não cancerígenos) são mais comuns que malignos (cancerígenos). Embora os tumores benignos não se espalhem e raramente sejam fatais, tanto os tumores benignos como os malignos podem crescer, destruir o tecido ósseo saudável, causando sintomas como dor, inchaços, formigamentos  e  fraturas.

Tipos principais de Câncer Ósseo

  • Osteossarcoma: O tipo mais comum de câncer ósseo. Geralmente afeta crianças e jovens entre 10 e 25 anos;
  • Condrossarcoma: Comum entre adultos com mais de 50 anos. É formado na cartilagem  sendo mais comum em torno da pelve, joelhos e ombros
  • Tumor de Ewing: É mais comum entre crianças e jovens entre 10 e 25 anos e geralmente  ocorre na parte central dos ossos  como fêmur e na bacia.

Tipos raros de Câncer Ósseo

  • Fibrossarcoma: Geralmente  ocorre na área do joelho ou quadril. Podem surgir em pacientes idosos após a terapia de radiação para outros tipos de câncer.
  • Adamantinoma: Ocorre geralmente na tíbia de adultos.
  • Cordoma: É encontrado mais freqüentemente no sacro e cóccix (parte inferior da coluna).

Câncer Ósseo Metastático

Este tipo de câncer começa em algum outro lugar do corpo como mama, pulmão, rim, tireóide ou próstata, e acaba se disseminando para corrente sanguínea, acometendo os ossos.  As metástases ósseas são mais comuns que os cânceres ósseos primários que se originam nos ossos. As metástases ósseas são mais frequentes nas costelas, coluna vertebral , bacia ,  quadril e ombros. O objetivo do tratamento ortopédico das metástases ósseas é o alívio da dor, prevenção e tratamento das fraturas, melhora da função e qualidade de vida do paciente.

Fatores de risco

Entre as pessoas que desenvolvem o câncer ósseo, 95% não têm quaisquer fatores de risco evidente. Embora a origem do câncer ósseo não seja plenamente estabelecida, alguns fatores podem ser levados em consideração:

  • Idade: O câncer ósseo primário ocorre mais freqüentemente em crianças e adultos jovens que é a fase onde exite maior divisão das células produtoras de osso.
  • Hereditariedade: Um pequeno número de cânceres ósseos se dão devido à hereditariedade.
  • Doença de Paget: Adultos portadores da doença de Paget (uma doença  metabólica do osso não cancerígena) têm risco aumentado de  desenvolver osteossarcoma.
Sintomas

O sintoma mais comum do câncer ósseo é a dor, que é causada pela propagação do tumor ou pela fratura do osso enfraquecido. Rigidez articular e inchaço local tembém podem ocorrer.Às vezes, podem estar presentes  outros sintomas menos óbvios como fadiga, febre e crepitações.Como os  sintomas são muito inespecíficos e  podem ser causados, também por outras doenças é importante que o paciente com suspeita de câncer ósseo seja avaliado por um médico especialista que  poderá obter um diagnóstico esclarecedor.

Dr. Daniel Rebolledo é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril.
Ele dedica seu tempo para o atendimento e cirurgias de seus pacientes, e o estudo destas patologias.
Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica