Cirurgia no Quadril: Cuidados no Pós-operatório

Tempo de leitura: 3 minutos

Em alguns casos, a recuperação da cirurgia no quadril varia de 6 meses à 1 ano, sendo sempre indicado fazer fisioterapia, que pode começar logo no 1º dia do pós-operatório.

Comumente, é recomendado fazer exercícios que melhoram a movimentação do corpo, e as contrações isométricas na cama ou sentado. Os exercícios devem ir progredindo a cada dia, à medida que a pessoa vai apresentando algum avanço.

Leia também: Saiba como prevenir dores e identificar lesões no quadril

Quais são os exercícios indicado após a prótese de quadril

Os principais exercícios após a prótese de quadril devem ser orientados pelo fisioterapeuta, pois podem variar de uma pessoa para outra, de acordo com o tipo de prótese utilizada. No entanto, esses exercícios têm o intuito de fortalecer os músculos, melhorar o movimento do quadril e aumentar a circulação sanguínea, evitando a formação de coágulos.

Exercícios na Piscina

Os exercícios na piscina podem ser realizados após 10 dias da cirurgia. Sendo assim, é possível ter um relaxamento e diminuição do espasmo muscular. Além disso, é possível usar pequenos equipamentos flutuantes, como halter, colar cervical, palmar, caneleira e prancha.

Alongamentos

O alongamento pode ser realizado a partir do 1º dia do pós-operatório, com a ajuda do fisioterapeuta. No entanto, cada alongamento deve durar 1 minuto e são importantes para manter a amplitude dos movimentos.

Caminhada (leve)

Neste caso, o paciente precisa andar usando muletas ou andador, e o tempo varia de acordo com o tipo de cirurgia que foi realizada.

Quais são os cuidados para não deslocar a prótese de quadril

Os cuidados para evitar que a prótese de quadril saia do local são:

  • Não cruzar as pernas;
  • Não apoiar todo o peso do corpo na perna com a prótese;
  • Manter a perna com a prótese esticada.

Esses cuidados são muito importantes nas primeiras semanas pós-operatório, mas também devem ser mantidos ao longo do tempo. No entanto, nas primeiras semanas, o ideal é que a pessoa fique deitada de barriga para cima, com as pernas esticadas ou com as pernas para cima.

Como funciona a fisioterapia após prótese de quadril

A fisioterapia é recomendada desde o 1º dia após a cirurgia, pois ela é responsável por aliviar as dores, diminuir o inchaço, melhorar os movimentos do quadril e fortalecer os músculos.

Comumente, a fisioterapia inclui orientações para caminhar, sentar, levantar, como usar o andador, além de exercícios para aprender a andar com a prótese.

Portanto, após alta do hospital, o paciente deve manter a fisioterapia por no mínimo 6 meses de pós-operatório da artroplastia do quadril. Além disso, são indicados os aparelhos elétricos para ativação muscular. É importante ressaltar que o tratamento fisioterapêutico varia de acordo com o tipo de prótese e da abordagem cirúrgica, por isso, deve ser o fisioterapeuta a indicar o melhor tratamento para cada caso.

Cuidados com a cicatriz pós-operatória

Para facilitar a recuperação, é importante cuidar bem da cicatriz, e por isso o curativo deve ser mantido sempre limpo. Geralmente, para alívio da dor, é permitido colocar uma compressa fria e deixar durante 15 a 20 minutos. A retirada dos pontos é feita no hospital após 10 dias.

Quando a cirurgia é recomendada?

Normalmente, o paciente é submetido a cirurgia, quando apresenta:

  • Dor no quadril que limita as atividades do dia a dia: caminhar ou se curvar;
  • Dor no quadril mesmo durante a noite;
  • Rigidez no quadril.

Leia também: Artrose de Quadril (Osteoartrose)

Conte com um médico especialista em Oncologia Ortopédica!

E aí, gostou do artigo? Agende uma avaliação com o Dr. Daniel Rebolledo, que é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril.

Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica