Tempo de leitura: 2 minutos
A Cintilografia Óssea é um exame de imagem de todo o esqueleto, obtido através da injeção venosa de uma substância radioativa (a quantidade de radiação injetada no paciente é mínima e não ocasiona nenhum dano), que se concentra nos ossos. Isto é, este exame é responsável por avaliar a distribuição da atividade de formação óssea em todo o esqueleto. Neste caso, é possível identificar os pontos de inflamação causados por infecções, por exemplo, artrite, fratura e alterações na circulação sanguínea do osso, entre outros.
Qual a principal função da Cintilografia Óssea?
A principal função da cintilografia óssea é detectar metástases ósseas de tumores oriundos de outros órgãos (pulmão, próstata ou mama). No entanto, ele também se presta à detecção de tumores ósseos, infecções ou inflamações dos ossos, doenças metabólicas dos ossos, necroses ósseas, fraturas de estresse em atletas, etc.
Como é feita o exame de Cintilografia Óssea?
Inicialmente, o exame é realizado com a injeção pela veia do radiofármaco. Em seguida, deve-se aguardar o período de captação da substância pelos ossos, o que leva cerca de 2 a 4 horas. Contudo, é importante que o paciente seja orientado sobre a hidratação oral entre o momento da injeção do radiofármaco e a obtenção da imagem.
Depois dessas etapas, é preciso que o paciente urine para esvaziar a bexiga e deite-se na maca para começar o exame. Os locais onde o radiofármaco se concentrar mais serão destacados, isto significará intensa reação metabólica na região, como mostra a imagem.
Para que serve o exame?
O exame de cintilografia óssea permite a detecção precoce de qualquer condição que aumente o metabolismo dos ossos, dentre os quais se destacam:
- Pesquisa de metástases;
- Infecções e inflamações dos ossos;
- Osteonecroses;
- Dores lombares;
- Fraturas de estresse;
- Avaliação tardia de próteses no quadril;
- Avaliação e seguimento de tumores ósseos.
Este exame é não é indicado para mulheres grávidas, principalmente no período de amamentação.
Existem riscos ao realizar o exame de cintilografia óssea?
Comumente, não há riscos. No entanto, pode acontecer de ter reações adversas ou alérgicas passageiras aos remédios, mas ainda assim, são bem raros.
Conte com um médico especialista em Oncologia Ortopédica!
E aí, gostou do artigo? Agende uma avaliação com o Dr. Daniel Rebolledo, que é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril.

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica