Quais os tipos mais comuns de câncer nos ossos?

Tempo de leitura: 3 minutos

O tumor ósseo é um tipo de câncer, com crescimento anormal de uma massa de tecido que pode afetar os tecidos moles, articulações e qualquer osso do corpo. Acomete com maior frequência os ossos longos da coluna, da bacia, dos braços e das coxas. Os ortopedistas oncologistas, ou onco ortopedistas, são os médicos especialistas que tratam desses tumores, sendo a Oncologia Ortopédica uma subespecialidade da Ortopedia e Traumatologia. O câncer nos ossos pode ser dividido em:

  • Primários: quando o câncer se desenvolve, em primeiro lugar, diretamente no osso que antes estava normal e saudável;
  • Secundários: quando o câncer se desenvolve em outras partes do corpo e, por conta da metástase, espalham-se para os ossos.

Quais os tumores ósseos mais comuns tratados pelos ortopedistas oncologistas?

Nem todos os tumores ósseos são malignos e, inclusive, estes são bem menos frequentes do que os benignos. Quando se fala em câncer ósseo, contudo, trata-se dos tumores malignos que causa a destruição dos tecidos ósseos saudáveis. Por isso, é muito importante procurar por ortopedistas oncologistas experientes quando houver a suspeita ou diagnóstico de câncer ósseo, para que seja feito o tratamento correto. Os tipos mais comuns de câncer ósseo incluem:

Osteossarcoma

Este é, sem dúvida, o tipo mais comum de câncer ósseo tratado pelos ortopedistas oncologistas. É o mais frequente na fase infanto juvenil, desenvolvendo-se em crianças e jovens adultos entre 10 e 30 anos, sendo o terceiro câncer mais comum em adolescentes. Contudo, cerca de 10% dos casos ocorre em pessoas entre 60 e 70 anos. Os principais ossos afetados pelo osteossarcoma são dos joelhos, ombros e quadris, tendo início nas células ósseas, que são as formadoras de ossos.

Condrossarcoma

Enquanto o osteossarcoma acomete principalmente jovens adultos, o condrossarcoma se desenvolve geralmente em adultos. Esse tipo de câncer ósseo é formador de cartilagem e tem início justamente nas células da cartilagem. Posteriormente, move-se para os ossos, principalmente dos braços, coxas e bacia. O prognóstico do condrossarcoma depende de alguns fatores, como se houve metástase ou não.

Sarcoma de Ewing

O sarcoma de Ewing é o terceiro tipo de câncer ósseo mais comum que pode ser tratado pelos ortopedistas oncologistas, acometendo geralmente crianças, adolescentes e jovens adultos, sendo raro em pessoas com mais de 30 anos. Na maior parte dos casos, esse tumor se desenvolve diretamente nos ossos, porém ele também pode ter origem em outros órgãos e tecidos. Os ossos mais frequentemente afetados são os das coxas, braços, pernas e bacia.

Quais os tipos de câncer que mais se propagam aos ossos?

Como dito anteriormente, o cancro nos ossos pode ser secundário, isto é, metastático. Em diversos casos, o tumor ósseo teve origem em outra parte do corpo e não no sistema músculo esquelético. Entre os tipos de câncer que normalmente se propagam aos ossos, destacam-se:

  • Câncer de próstata;
  • Câncer de pulmão;
  • Câncer de mama.

Tumores ósseos benignos

Além dos tipos de câncer ósseo malignos, existem, ainda, os tumores ósseos benignos, que podem ter diversas causas, como traumas, infecções, inflamação e outras. Entre os principais tipos de tumores ósseos benignos, estão:

  • Encondroma: aparece, normalmente nos ossos da mão e do pé;
  • Osteocondroma: acomete principalmente adolescentes e crianças;
  • Tumor ósseo de células gigantes: afeta, normalmente, o fêmur ou as tíbias (ossos da canela);
  • Osteoma osteóide: comum em ossos longos de pacientes adultos;
  • Osteoblastoma: pode afetar ossos longos, porém geralmente aparece na coluna vertebral.

Ortopedista especialista em quadril

Dr. Daniel Rebolledo é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril. Conte com o Dr. Daniel para fazer seu tratamento no quadril e parar de sofrer com dores! Entre em contato.

Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica