Sarcoma ósseo: saiba como é a cirurgia e a importância do Ortopedista Oncologista no tratamento

Tempo de leitura: 2 minutos

O sarcoma ósseo é um tipo de câncer que atinge os ossos e também pode ser chamado de osteosarcoma. Ele é o tipo de câncer que atinge os ossos mais comum em relação aos outros tipos. Pode atingir pessoas de todas as idades e geralmente atinge membros específicos. Ao sentir qualquer mudança nos ossos ou algum sintoma desse tipo de doença, o paciente precisa procurar o Ortopedista Oncologista, o especialista ideal para tratar essa doenças e até fazer a cirurgia para retirar os tumores, se for necessário

Qual a importância do Ortopedista Oncologista no tratamento do sarcoma ósseo?

Como o nome indica, o ortopedista oncologista é um médico que estudou medicina e se especializou em ortopedia e oncologia, ou seja, ele é especialista em tratar câncer e outros tipos de tumores que ocorrem nos ossos. Sendo assim, esse médico é o ideal para tratar qualquer tipo de crescimento anormal dos ossos, inclusive o tumor maligno do sarcoma ósseo. Os tratamentos para esse tipo de câncer são diversos, mas a cirurgia é um dos mais comuns e realizados ao redor do mundo. Inclusive, esse médico também pode fazer a cirurgia de retirada do tumor.

O que é osteossarcoma, afinal?

O osteossarcoma é o câncer ósseo primário mais comum em crianças e adolescentes, com maior incidência entre entre os 20 e 30 anos de idade. É chamado de primário, pois é um câncer que se inicia nos ossos. Os locais mais comuns onde esse tipo de câncer atinge são o fêmur distal, a área do joelho e o ombro. Meninos e meninas têm uma incidência semelhante desse câncer até o final da puberdade, quando os homens começam a dominar no diagnóstico da doença. A causa específica do osteossarcoma ainda não é conhecida e há evidências de que esta doença pode ocorrer de forma hereditária.

Como é a cirurgia para tratar o osteossarcoma?

A cirurgia de retirada do tumor é um dos tratamentos mais conhecidos desse tipo de tumor e é feita pelo Ortopedista Oncologista. Existem diversas formas de cirurgias, que dependerão do grau do câncer e do comprometimento dos membros. Há casos onde há a necessidade de amputação do membro completo ou de partes dele para prevenir recidiva, assim como há cirurgias em que há maior preservação dos tecidos, não sendo necessário amputar nenhuma região do corpo do paciente.

Conte com o Dr. Daniel Rebolledo

Dr. Daniel Rebolledo é ortopedista e traumatologista especializado em Oncologia Ortopédica e Cirurgia do Quadril. Renomado e especialista há diversos anos, possuindo certificados e centenas de pacientes satisfeitos.

Comentários do Facebook

O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico  e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica