Tempo de leitura: 2 minutos
A cirurgia de quadril, ou artroplastia é um procedimento que deve ser realizado com muito cuidado e planejamento para se alcançarem bons resultados. Os fatores que devem ser levados em conta para realização da cirurgia incluem desde escolha de posicionamento do paciente, local da incisão e via de acesso, preparo do canal do fêmur, escolha do tipo de implante e técnica de fixação da prótese.
Falaremos sobre cada tópico separadamente para melhor compreensão.
Tipos de fixação de prótese
Existem diferentes técnicas de fixação das próteses de quadril no osso do paciente. As próteses podem ser cimentadas, não- cimentadas ou híbridas. O cimento ósseo não tem nenhuma semelhança com o cimento usado na construção civil. O nome técnico do cimento é o polimetilmetacrilato (PMMA).Ele serve como uma interface de fixação entre a prótese e o osso , semelhante a uma “cola”, apesar de não possuir propriedades adesivas. Cada cirurgião está mais habituado e sente mais segurança de executar a cirurgia com determinado tipo de técnica. Existem vantagens e desvantagens de cada tipo de fixação sendo que, na maioria das vezes, cabe ao cirurgião indicar qual o tipo de fixação mais adequado para cada tipo de paciente.
- Cimentada: Técnica em que se usa cimento ósseo para fixar o componente acetabular na bacia e o componente femoral no fêmur. Geralmente utilizada para pacientes com idade mais avançada, ossos de pior qualidade e nos casos de tumores.
- Não-cimentada: Técnica em que o componente acetabular e o componente femoral são fixados diretamente na superfície óssea, sem cimento. A prótese é fixada sob pressão no osso do paciente “pressfit”. Ela normalmente é indicada para pacientes mais jovens e com qualidade óssea melhor.
- Híbrida: Técnica na qual um dos componentes é fixado com cimento e o outro componente é não-cimentado. Ela é realizada normalmente quando um dos ossos tem boa qualidade e o outro uma qualidade óssea inferior.
Exemplos de prótese de quadril:
Ele dedica seu tempo para o atendimento e cirurgias de seus pacientes, e o estudo destas patologias.
O Dr. Daniel é Oncologista Ortopédico e Especialista em Cirurgia do Quadril, tendo grande reconhecimento nessa área pelo Brasil e mundo afora. Hoje ele é credenciado e realiza cirurgias em Hospitais famosos como: Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanes, Oswaldo Cruz e Hospital Santa Catarina, sendo referência no tratamento de problemas oncológicos ortopédicos e também como Especialista em cirurgia do quadril.
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica
Membro da Sociedade Internacional de Salvamento de Membro (ISOLS)
Médico Assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Médico Consultor do Grupo de Oncologia Ortopédica do Hospital Mário Covas da Faculdade de Medicina do ABC
Membro da diretoria da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica